Você sabe o que significa procrastinar? Segundo o dicionário, é o ato de adiar ou prolongar uma ação.
Pode parecer algo simples e muito comum na atualidade, porém, à medida que isso se torna um hábito e passa a atrapalhar sua vida pessoal e/ou profissional, isso deve ser considerado com atenção.
A procrastinação acontece quando deixamos prioridades de lado e damos atenção a coisas menos importantes. Existem dois pilares que contribuem com o ato de procrastinar, são eles: achar as atividades pouco prazerosas e a distração causada pela impulsividade. Este ultimo item acontece mesmo quando está sendo realizada uma atividade que gosta de fazer, você acaba perdendo a concentração do que está fazendo por coisas momentâneas que está relacionado a ansiedade, estresse, falta de criatividade e outros sentimentos.
Alguns métodos podem ser adotados para que isso seja banido na sua vida, vamos conferir?
- Seja organizado
Quando trabalhamos ou estudamos em um ambiente desorganizado a chance de distrações torna-se maior. Você vai estar preocupado com as coisas que estão lhe atrapalhando, vai perder tempo procurando algo que não esta no seu devido lugar e, talvez, até pare o que está fazendo para tentar dar um jeito na bagunça.
- Enumere suas tarefas
Defina quais são suas prioridades e urgências, se você passar muito tempo tentando descobrir o que fazer primeiro irá se perder e, consequentemente, procrastinar.
- Defina prazos
Para cada uma das atividades a serem realizadas durante o dia, defina um período em que você levará para cumpri-la. Faça desse prazo uma regra, mas cuidado, não defina tempos muito curtos e praticamente impossíveis de cumprir, isso só vai te deixar ainda mais estressado.
- Faça
Definidos todos estes itens, chegou a hora de colocar em prática tudo o que tem para fazer. Não perca tempo pensando em outras coisas, você não precisa de mais nada para começar suas atividades além de disposição e concentração.
Existem alguns métodos de gerenciamento de tempo que podem ser uma grande ajuda, um deles é a Técnica de Pomodoro, criada por Francisco Cirillo no final dos anos 1980 com dicas proveitosas até hoje. Confira clicando aqui
As dicas não são difíceis de seguir, basta se dedicar e você será um profissional excelente. Melhor do que isso seria tornar-se alguém proativo, aquele tão requisitado profissional que se antecipa às situações, está sempre em busca de novos conhecimentos procurando adquirir experiência em departamentos ligados à sua área de atuação, mesmo que não tenha muito tempo.
Próxima semana nosso blog irá tratar deste assunto com sugestões importantes para quem deseja ter esse tão importante reconhecimento no mercado.
Até logo!
0 comentários:
Postar um comentário