quarta-feira, 2 de março de 2016

16 hábitos que estão destruindo sua carreira e você nem percebe!


Cometer erros no ambiente profissional é comum e às vezes enriquecedor. Afinal, quem nunca deu uma escorregada no trabalho mas aprendeu com isso?

Contudo, alguns erros podem literalmente acabar com sua trajetória profissional. Não são aqueles que você percebe na primeira ou na segunda vez que comete e logo cuida. Na verdade, são hábitos que você cultiva no dia-a-dia e que, ao longo do tempo, lhe tornam um péssimo profissional.

O site Business Insider listou quais são os erros que (provavelmente) você comete em seu cotidiano. Confira abaixo alguns deles:

1. Você não se adapta à cultura da empresa
Qualquer empresa tem um ambiente corporativo. Entendê-lo e respeitá-lo é uma premissa para crescer na companhia. Conservar a cultura da empresa anterior ou simplesmente não se identificar com a da atual é um erro que muitos cometem, por não dar qualquer importância para isto.
Na verdade, seus chefes e colegas provavelmente vão se incomodar com sua postura e você não terá relações saudáveis no escritório.

2. Você está sempre na defensiva
Você sempre passa a bola para o colega ou superior. A responsabilidade por um erro nunca é sua, sempre tem alguém culpado. Esse é um erro comum e muito mal visto no ambiente de trabalho, pois mostra imaturidade e falta de responsabilidade.

3. Você faz o mínimo
Você entrega o que lhe pedem. Apenas isto. Pode até bastar para você -- mas não para seus superiores. A proatividade é uma qualidade necessária para quem quer ser bem-sucedido. Mostre ao chefe novas ideias, ajude colegas e dê palpites sobre como melhorar seu trabalho ou produtividade.
A dica é mostrar que você quer crescer e ter mais responsabilidades.

4. Você não honra com seus compromissos
Chefes precisam de pessoas confiantes e confiáveis ao seu lado. Alguém que eles possam contar em sua ausência. Se você mente sobre prazos ou sempre dá desculpas esfarrapadas por ter atrasado em reuniões ou outros compromissos mostra que você não é confiável.

5. Você se veste inadequadamente
A questão não é usar roupa social, mas se vestir de acordo com o ambiente do seu trabalho. Uma boa dica é se vestir de acordo com seu chefe. Isso mostra maturidade e que você não vai fazer feio ao conquistar um cargo de gerência.

6. Você é pessimista
N-I-N-G-U-É-M suporta gente pessimista ao redor. Estes pessimistas consomem a alegria e disposição das pessoas e tornam o ambiente mais pesado. Mesmo que a vida esteja difícil, lembre-se que muitas pessoas também passam por isso e, ainda assim, não reclamam pelos cantos.

Ser pessimista no escritório é ainda pior, pois as relações de trabalho são formadas a partir das aparências. Se você se mostra como uma pessoa pessimista, como quer que alguém "compre" suas ideias?

7. Você ignora seus colegas

Não precisa ser BFF de todo mundo, mas criar uma relação amigável é fundamental para crescer na empresa. Trate bem as pessoas, seja proativo, ouça os colegas. Pelo contrário, sua falta de carisma pode soar como arrogância.

8. Você escreve e-mails mal-educados
O jeito com que escreve seus e-mails pode acabar com as chances de promoção. Por mais que você seja ótimo pessoalmente, não escrever "bom dia", "boa tarde ou "boa noite", agradecer e ser gentil pode dar uma impressão errada aos contatos que não te conhecem ao vivo.

Se você não sabe ser gentil no e-mail, como serão suas relações com superiores, clientes ou fornecedores?

9. Você é um procrastinador
Sabemos que o uso das redes sociais, o café da tarde e as conversas paralelas são um convite tentador para procrastinar. É normal dar uma pausa no trabalho, mas se você sempre deixa tudo para o último minuto, precisa prestar atenção.

A procrastinação é um mal do ambiente corporativo atual e combatê-la não é nada fácil -- mas, certamente, é melhor do que perder o emprego por causa disto.

10. Você não acrescenta nada
Você não enriquece discussões, não dá ideias, não faz questão de mostrar sua opinião. Você pode preferir ficar na sua a começar uma briga, mas não expressar qualquer opinião pode ser um problema grave para sua carreira.

Pessoas bem-sucedidas têm opiniões fortes e reconhecem quando erram. De qualquer forma, elas sabem que instigar uma discussão construtiva pode ser um caminho saudável para chegar às novas ideias.
11. Você está SEMPRE atrasado

Ter o hábito de estar sempre atrasado é um péssimo para sua carreira. As pessoas reparam, você querendo ou não. Não interessa o que tenha de fazer, encontre maneiras para ser pontual.

12. Você fala demais
Conversas no trabalho deixa o ambiente mais leve. Mas isto tem limite. Pessoas que não sabem a hora de ficar quietas são mal vistas não só pelos chefes, mas também pelos colegas, pois a conversa pode atrapalhar a concentração e a produção da equipe.

Converse, mas saiba a hora de parar.

13. Você ignora seus e-mails
Pega mal ver um e-mail de um colega, cliente, fornecedor, chefe (ou quem seja) e ignorá-lo. É frustrante para quem enviou, já que espera sua resposta.
Demorar dias para responder os e-mails também pode passar uma impressão de descaso com o conteúdo deste e-mail (e também com a pessoa que o enviou).

14. Você é rude
Você pode ser um profissional excelente, proativo, presente, rápido e pontual. Mas, se não sabe tratar bem as pessoas, sua chance de crescer profissionalmente é BEM difícil.

Em qualquer profissão, ser gentil é uma premissa para ter um cargo de gerência.

15. Você não liga para o networking
Sua rede de contatos é muito mais importante do que pensa. Concorde ou não, a opinião de amigos, conhecidos e clientes conta muito no ambiente profissional. Se você tem boas relação com as pessoas da sua área, você terá boas indicações.
Apenas faça social e tente ser legal, ok?

16. Você não se importa com feedbacks
O feedback deveria ser seu ponto de recomeço. Assumir seus erros e tentar mudá-los é fundamental para se destacar. Não adianta se reconhecer nos erros já citados se você não tem a mínima vontade de mudá-los.

Pense nisso...






Fonte: http://goo.gl/SDPlif
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