quinta-feira, 3 de novembro de 2016

#NovembroAzul


Durante todo o mês de novembro as atenções estarão voltadas para a população masculina, trazendo um tema de extrema importância: o câncer de próstata e a importância dos exames que devem ser realizados.


O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, em 2016 mais de 61 mil novos casos da doença serão registrados só no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer. Este tipo de doença é um tumor que acomete homens maduros e pode ser curado através de tratamento quando ainda se encontra localizado, porém, o diagnóstico precoce é fundamental no controle e cura da doença.

  • Prevenção Diária


Uma dieta rica em frutas, verduras, grãos e cereais integrais e baixo índice de gordura ajudam a diminuir o risco de câncer.
Realização de pelo menos 30 minutos de atividade física diariamente.
Peso adequado à altura
Redução do consumo de bebidas alcoólicas e não fumar.

  • Acompanhamento Médico e Fatores de Risco


A realização do exame de toque retal e dosagem de uma proteína do sangue – PSA por meio de exame de sangue ajudam no diagnóstico da doença.  Pacientes considerados de alto risco são aqueles que já possuem histórico de câncer na família, nestes, o primeiro exame deve ser realizado aos 40 anos de idade, nos demais o exame pode ser realizado a partir dos 50 anos de idade.

Visando dar ainda mais ênfase a este assunto, o Instituto Lado a Lado pela Vida cria anualmente campanhas durante todo o mês de novembro com o objetivo de orientar os homens sobre a doença. Este ano, a edição da campanha conta com o slogan “De Novembro a Novembro Azul – Movimento permanente pela saúde integral do homem” destacando a atenção que o homem deve dar à saúde em todas as fases da vida. Em todo o país, serão realizadas atividades de orientação sobre o câncer de próstata e saúde do homem, estimulação à atividade física e distribuição de material informativo.
A agenda de atividades e mais detalhes sobre a campanha podem ser conferidas através do site http://www.ladoaladopelavida.org.br/campanha/novembro-azul assim também como outros assuntos relacionados ao tema. Problemas de saúde apresentados desde a infância podem ser um alerta para mudança de hábitos prejudiciais, além de uma atenção maior a certas situações.



Vale ressaltar que aqueles que são diagnosticados com a doença precisam de apoio em todos os âmbitos, a presença da família e amigos é essencial durante todo o tratamento. E aos que possuem idade suficiente ou fazem parte do grupo considerado de risco devem procurar um médico e realizar os exames necessários.


Nas redes sociais a campanha irá tratar da saúde integral do homem e usará as hashtags: #NOVEMBROAZUL #DENOVEMBROANOVEMBROAZUL #MENOSPRECONCEITO #MAISVIDA – você também pode fazer parte desse time de ajuda, alerte, apoie e previna-se!
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Um comentário:

  1. excelente campanha !
    site com bom o design !
    a população masculina infelizmente se cuida menos ..pois cultiva um machismo intoxicante.

    ResponderExcluir